sábado, 4 de julho de 2009

Mais informações sobre os Pontos de Culturas/Minas Gerais

PONTOS DE CULTURA

Divulgado resultado do edital para novos Pontos de Cultura em Minas Gerais
Durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, dia 02 de julho, no Salão Nobre da Secretaria de Cultura do Estado de Minas Gerais, foi divulgado a lista dos 100 projetos selecionados no Edital de Implementação de Pontos de Cultura no Estado de Minas Gerais.

Estiveram presentes à coletiva o secretário de Estado de Cultura de Minas Gerais, Paulo Brant; a secretária adjunta da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, Sylvana Pessoa; a superintendente de Interiorização da Cultura do Estado de Minas Gerais, Marizinha Nogueira; a chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura em Minas Gerais, Aída Ferrari e membros da comissão avaliadora.

A primeira edição do Edital de Seleção para Implementação de Pontos de Cultura em Minas Gerais foi lançada em dezembro de 2008 e teve o período de inscrição prorrogado por conta da demanda de grande parte dos 853 municípios mineiros. Ao todo foram enviados para análise e seleção 465 projetos de interessados na implementação de novos Pontos de Cultura no território mineiro.

Este edital é uma parceria entre o Governo Federal, por meio do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura, e o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Os pontos de cultura selecionados vão receber R$ 18,1 milhões, desembolsados em três parcelas de R$ 60 mil (sessenta mil reais), ao longo de três anos.

A riqueza contida na cultura mineira pode ser comprovada na diversidade de projetos selecionados que contemplam comunidades quilombolas, nações indígenas - xacriabá e krenak -, portadores de necessidades especiais, portadores de sofrimento mental, grupos de terceira idade, comunidades rurais, novas tecnologias, culturas tradicionais, teatro, dança, música e literatura, sendo essa a realidade tanto nos grandes centros urbanos, como nos pequenos municípios.

Em Minas Gerais, a implementação dos Pontos de Cultura será feita por meio da Superintendência de Interiorização da Secretaria de Estado de Cultura, que ficará responsável, entre outras ações, por coordenar, supervisionar e fiscalizar a execução do projeto, de acordo com o Plano de Trabalho aprovado, além de promover o repasse dos recursos financeiros.
Leia mais no site da Representação Regional de Minas Gerais.

Nenhum comentário: